Como melhorar a inadimplência condominial?

Lidar com inadimplência condominial é um assunto complexo, pois é um problema que interfere no relacionamento do síndico junto aos condôminos. Infelizmente, essa é uma situação comum enfrentada por gestores de diferentes perfis de condomínio.

Geralmente, entende-se como inadimplência atrasos superiores a 30 dias do vencimento do pagamento. Em 2019, a média de atraso nas taxas condominiais era de 6% e disparou em abril de 2020 com a pandemia, atingindo um pico de 20%.

A questão é que, deixando de arrecadar o orçamento previsto, o condomínio passa a ter problemas com contas vencidas, impossibilidade de realizar melhorias na estrutura, atrasos nos pagamentos dos funcionários, entre outros.

Portanto, a inadimplência condominial é algo que precisa ser controlado. Do contrário, as finanças do condomínio podem desandar de maneira insustentável em pouco tempo.

Pensando em ajudar nesse desafio, produzimos este conteúdo com sugestões práticas para promover acordos e contornar a inadimplência condominial. Acompanhe e boa leitura!

Possibilidades de acordos para inadimplência condominial

Parcelamento dos débitos

Uma possibilidade é realizar uma negociação facilitada para o condômino devedor, como o parcelamento dos débitos para que ele possa quitar suas dívidas.

No entanto, o condômino deve ser informado com antecedência sobre as condições desse parcelamento, como a incidência de juros.

Plantão de pagamento

O síndico também pode organizar um plantão de pagamento para promover um acordo com os inadimplentes sobre os pagamentos atrasados. Nesse caso, é possível conceder algum benefício, como desconto no valor, desde que isso seja aprovado em assembleia.

A melhor época para realizar esse tipo de plantão é no fim do ano, quando muitos condôminos recebem o 13º salário e, consequentemente, têm mais margem para pagar os atrasos.

Mas não se recomenda fazer esse tipo de acordo com frequência, porque pode gerar um mau hábito no morador, sabendo que pode deixar de pagar a taxa condominial o ano inteiro porque terá vantagens para quitar no fim do ano.

Leave a Reply